Esta é uma das principais perguntas das empresárias que se aproximam do #ClubeMNPt
Internacionalização de produtos e serviços em Portugal
O Clube Mulheres de Negócios de Portugal é uma plataforma global com sede em Portugal, que é o principal destino para quem quer expandir seus negócios e até para quem quer mudar de país para morar. E a estratégia portuguesa de atração de empresas para o seu território é bem interessante mesmo para brasileiros que atualmente lidam com o câmbio nada atraente na relação RealXEuro. Contudo, cada dia mais empresários de portes grande e médio são atraídos pelas terras deste lado do Atlântico.
Será que somente os médios e grandes empresários podem participar deste novo descobrimento do velho mundo? Como fazer para expandir seu negócio? Confira nas dicas abaixo.
A Gastronomia brasileira está em alta! Muitas empresárias do setor conseguiram abrir suas empresas em Portugal.
Vamos oferecer algumas dicas para que você comece a pensar seriamente que o mundo cada vez encurta fronteiras e que expandir o alcance do seu público é agora um factor que impacta decisivamente nos resultados. E quando fazemos isto para um mercado que "fala" a nossa língua tem um peso bem relevante. Contudo, esta decisão deve ser planejada com muita seriedade. E de preferência não sozinha e com acompanhamento de profissionais especializado. Se o seu caso é menos complexo poderá sempre contar com a nossa rede de relacionamento empresaria do Clube que tem entre seus objetivos o de criar a rede de mulheres empresárias que constituem-se em parcerias qualificadas para partilhas de possibilidades.
Algumas sugestões
Decida expandir como estratégia
Planeje e não pense que basta falar a mesma língua
Verifique todas as possibilidades
Nunca faça sem uma boa consultoria
Passo 1: Vamos começar: será que o seu negócio funcionará aqui em Portugal?
Nem sempre o que funciona no Brasil encontra correspondência em Portugal! O que sucesso em um local onde você é nativo não significa que será o mesmo aqui! Portanto, conhecer o mercado, os gostos dos consumidores, em qual parte do país poderia ser melhor aceito, são respostas iniciais que aliviarão as pressões por resultados imediatos.
Networking qualificado e sororo amplia o raio de ação e as possibilidades de expansão.
Passo 2: Cultura portuguesa e diferente da Cultura brasileira!
Parece óbvio, porém, muitas empresárias e empresários, profissionais liberais chegam e imaginam que....não imagine! É tudo completamente diferente! Dos gostos, dos termos, da conduta, do tempo, do clima etc. Aliás, a sazonalidade deve ser levada em conta mesmo! Isto terá impacto nos resultados finais se não for levado em conta que Portugal é diferente do Brasil. Você trabalha on line? Presta serviços na modalidade híbrida? Será que o e-commerce faz sentido aqui?
No Clube nos temos várias Embaixadoras que podem auxiliar em todas as áreas de internacionalização do seu negócio, com Mônica Luz, Embaixadora Master no Brasil. E um caminho é conhecer o "Conecte-se" do Clube que este ano acontecerá em Portugal.
Passo 3: Portugal tem muitos incentivos de atração
Conhecer antes quais políticas de incentivos melhor se adequam ao seu negócio é bem importante. E ai mais uma vez o nosso Clube pode auxiliar você criando esta rede de conexão entre as embaixadoras. Por exemplo, marque para conversar com as Advogadas Luisa Braz, Embaixadora em Lisboa, e Catarina Zuccaro, Embaixadora Master no Porto. Como fazer?
Portugal oferece muitas opções que facilitam a entrada de novas empresas, investidores, aposentados. Enfim, é descobrir qual o melhor caminho. E como nós antes de sermos empresárias somos empreendedoras e mulheres certamente teremos muitas alternativas. E como sempre fazer sozinha dá mais trabalho, mais riscos e é muito menos interessante incentivamos o " Networking entre Nós". Certamente, no Clube terá o menor caminho para sua internacionalização em Portugal.
Comente no post o que gostaria e encaminhamos às nossas Embaixadoras.
E para finalizar
Planejar, ponderar os cenários, procurar as parceiras afins, encontrar uma boa rede de apoio e partilha encurta caminhos!
Ótimas dicas !! é por ai mesmo , para internacionalizar é preciso planejamento, conhecer a cultura e a legislação do país foco ! Nada de se aventurar !