Olá, sou Rijarda Aristóteles, presidente do Clube Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa e quero compartilhar com você algumas reflexões sobre um conceito que está moldando o futuro dos negócios: a Bioeconomia Criativa. O conceito não é apenas uma tendência passageira, é antes uma revolução significativa que está transformando a forma como entendemos e aplicamos a tecnologia, a inovação, a sustentabilidade e o conceito de lucro em nossos negócios.
Vivemos uma era na qual a inovação é um requisito essencial para a sobrevivência e o crescimento das empresas. No entanto, a inovação não deve ser vista apenas como a criação de novos produtos ou serviços, e sim como a capacidade de reinventar processos e modelos de negócios para atender às crescentes demandas por sustentabilidade. A Bioeconomia Criativa surge como uma resposta a esses desafios, oferecendo uma abordagem holística que combina os avanços da biotecnologia com práticas sustentáveis e inovadoras.
Bioeconomia e o empreendedorismo
A Bioeconomia representa uma oportunidade significativa para o aumento dos negócios liderados por empreendedoras, especialmente no norte do Brasil, onde a biodiversidade é rica e abundante. Por se basear na utilização sustentável de recursos biológicos, consegue impulsionar a criação de novos produtos e serviços inovadores, promovendo a sustentabilidade e a preservação ambiental. Por exemplo, as empreendedoras e as empresárias das regiões onde (ainda) há abundância de ecossistemas naturais, podem integrar o modelo e explorar o potencial da floresta para desenvolver negócios que vão desde a produção de cosméticos naturais até alimentos orgânicos e medicamentos fitoterápicos. Ou ainda, com o uso da biotecnologia sustentável podem promover a extração de óleos essenciais de plantas nativas ou no cultivo de espécies vegetais com alto valor comercial. Esse tipo de inovação agrega valor aos produtos e abre novos mercados, tanto nacionais quanto internacionais. É o momento, de promovermos os recursos naturais, que são finitos, respeitando as cadeias a que estão ligados.
Dentro da visão de internacionalização de produtos e serviços, praticados no Clube Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa, como uma teia feminina de internacionalização, e coadunado com os preceitos da bioeconomia, o respeito aos saberes tradicionais é uma riqueza. Em lugares como o norte do Brasil, de África e nas aldeias portuguesas, há um conhecimento profundo e respeitoso sobre as propriedades de plantas, por exemplo, que podem vir a ser um extraordinário caminho de liberdade económica para mulheres nativas e também para as nossas empresárias de vários países.
Por este motivo, o Clube trará como tema central do seu próximo encontro global a “Bioeconomia Criativa, Inovação, Tecnologia Sustentabilidade e Lucro”. O Congresso, que ocorrerá nos dias 12 a 14 de Março de 2025, em São Paulo, pretende promover uma conversa adulta sobre o tema e criar caminhos de parcerias importantes. O Conecte-se 2025, será uma oportunidade única para gerar conexão com especialistas do setor, aprender sobre as últimas tendências e expandir rede de contatos.
Convido você para os próximos artigos e vamos juntas construindo o futuro dos nossos negócios!
Comments